CONFEITEIRO X IMPALPÁVEL X GLAÇÚCAR®

Olá queridos leitores!!!
Recentemente fiz uma viagem a MG na divisa com o MS e adivinhem o que mais vimos pela estrada???
Plantações e mais plantações de cana-de-açúcar... por alguns momentos até me questionei sobre o que será que comeremos daqui à alguns anos... pois por muitos e muitos quilômetros não vi se quer uma horta ou pomar...
Bem mas para nós que trabalhamos com confeitaria... o açúcar e seus derivados são peça chave para que nossa arte aconteça certo???
Então ao responder alguns comentários deixados aqui no blog sobre Açúcar de Confeiteiro e Açúcar Impalpável, resolvi blogar um pouquinho....

CONFEITEIRO X IMPALPÁVEL
Em linhas gerais os dois são finos, super brancos e contém amido, porém cada um tem sim suas particularidades:

 Açúcar de Confeiteiro

Suas principais características são sua granulação  fina, sua cor branquíssima e sua textura macia.
Apesar de fino, forma pedras. 
INDICADO PARA:
Glacês, Massas, Bolos e Tortas.
MITO:
Domesticamente algumas pessoas levam o açúcar refinado ao liquidificador para "tentar" chegar ao Açúcar de Confeiteiro, porém não se chega à granulação ideal e nem a proporção de amido, dessa forma consegue-se apenas um açúcar refinado mais "fino" semelhante ao GLAÇÚCAR®.

 Açúcar Impalpável
 
É ainda mais fino e branco que o  Açúcar de Confeiteiro, possui até 3% de amido em sua composição (depende do fabricante),  apesar de parecido como açúcar de confeiteiro sua granulação é ainda mais fina.
Por absorver menos umidade não forma pedras. Pela presença do amido ele atinge o ponto de secagem extremamente mais rápido.
INDICADO PARA:
Pasta Americana, Massa para Flores e Glacê Real.
MITO:
Algumas receitas ensinam fazer o Açúcar Impalpável com receitas desproporcionais.
Apesar de não se chegar ao ponto ideal do industrializado por causa da mistura manual ou mecânica doméstica (liquidificador, batedeira ou processador) a proporção ideal é de no máximo 30 g de amido de milho para cada 1 kg de açúcar de confeiteiro.

GLAÇÚCAR®
Açúcar extremamente fino e sem a adição de amido.
INDICADO PARA:
Chantilly e suspiros.
MITO:
Utilizá-lo em pastas americana e pastilhagem, por não conter amido para reter a umidade não confere o ponto correto ao produto final.

No exterior não se te a distinção de confeiteiro ou impalpável eles são o mesmo tipo de açúcar.  
Muitas pessoas acham que o Açúcar de Confeiteiro não contém amido e contém SIM.

O açúcar indicado para a cobertura de DONUTS é o Açúcar Gelado.
O  Açúcar de Confeiteiro em receitas de coberturas e massas pode sim ser substituídos por  Açúcar Impalpável, porém o contrário nem sempre funciona.

Espero que tenham gostado e que as dúvidas tenham sido esclarecidas, continuo por aqui para ajudá-los sempre que precisarem... Bjão e até a próxima!




Comentários