Relaxamento


A nossa mente está em atividade o tempo todo. O relaxamento serve para observarmos nossos pensamentos e desacelerá-los conforme nossa vontade, deixando-os mais leves, tranquilos — ou até mesmo cessando-os. Quando paramos a “máquina do pensamento”, entramos em um estado de serenidade e paz. 
Relaxar é reduzir drasticamente a atividade muscular, física e psíquica, através de um ato consciente e auto-dirigido.


Benefícios do Relaxamento

O relaxamento auxilia na prevenção dos estados de estresse, tensão muscular e fadiga mental. Ele também é considerado um revigorante que atua beneficamente sobre a saúde física, mental e emocional.

O relaxamento pode ser obtido através de exercícios básicos de educação da mente, de visualizações e energização.




Exercícios de Relaxamento


Nos exercícios de relaxamento mais simples, bastam algumas respirações profundas e compassadas para harmonizar os ritmos internos, servindo como uma ordem a si mesmo para relaxar. Algumas orientações úteis:

Respire calma e profundamente algumas vezes. Nos exercícios respiratórios, a orientação é para não se deixar levar pelos seus pensamentos. A intenção é entrar em um estado de contemplação, de ficar apenas prestando atenção à própria respiração. Se depois de um tempo você perceber que está se deixando levar pelos seus pensamentos, simplesmente retorne o foco em sua respiração, de forma calma e sem sentimentos de culpa.

Solte todos os músculos do rosto, do pescoço, dos ombros, dos braços... Solte os músculos do tórax, do abdómen, das pernas e dos pés... Mentalize como seus músculos estariam se você estivesse completamente relaxado.

Imagine por alguns instantes uma imagem bem tranquila como a de um campo bem verde com flores e árvores. Explore todos seus sentidos, não somente a visão. Sinta o cheiro do capim e o toque da brisa em seu rosto. Sinta um ambiente de paz e harmonia e deixe que essas sensações inundem sua mente e seu corpo.

Então vamos, relaxe é, é agora mesmo,
 não deixe pra depois, esse minuto não voltará jamais.

Comentários