Macaron - De onde vem???




Ao contrário do que muitos pensam o Macaron não foi criado na França e sim na Itália, mais precisamente da Veneza renascentista. E não é por acaso, a palavra macaron  vem do termo italiano maccherone, que significa "massa fina".
Redondo, colorido, crocante por fora e macio por dentro são essas as suas características. Seu sabor lembra um merengue e o nome é associado à massa italiana.
Os franceses foram apresentados aos macarons no séc. XVI, trazidos pela comitiva de Catarina de Médicis. Naquela época, a receita era mantida em segredo e só a nobreza podia degustar essas delícias.
Até que um dia, uma congregação de irmãs carmelitas da cidade de Nancy, no Nordeste da França, descobriu o segredo: farinha de amêndoas, açúcar e claras de ovos eram a fórmula mágica para preparar os macarons. Elas foram as primeiras a reproduzir a receita, no convento Saint-Sacrement e, após a Revolução Francesa (1789), várias congregações passaram a fazer o mesmo. Resultado: os macarons se popularizaram por toda a França e ganharam várias versões. Porém sua versão final no início do século XIX, quando o patissieur Pierre Desfontaines fundador da famosa pâtisserie (confeitaria) Ladurée, de Paris, uniu os dois pequenos discos colocando entre eles um recheio cremoso, que assumem assim a forma como o conhecemos atualmente. São pequenos suspiros preparados com farinha de amêndoas. Apresentam uma casquinha crocante por fora e são macios por dentro. Normalmente são recheados com ganache ou creme manteiga nas mais variadas cores e sabores.
No Brasil se tornou uma grande febre, porém a maior dificuldade para a preparação caseira gira em torno do forno. Polemicas a parte, dá certo sim, com carinho e dedicação tudo é possível!

Comentários