Tarte Tatin - De onde Vem???




Um erro que virou acerto. Essa fabulosa torta de maçãs caramelizadas foi desenvolvida pela primeira vez por Stéphanie Tatin no Hotel Tatin no Vale do Loire, França, há mais de 100 anos.Em um dia de muita correria na cozinha, Stephanie colocou as maçãs no forno, esquecendo de acrescentar a massa. Percebendo seu erro, tentou recuperar o prato cobrindo as maçãs com a massa. Quando desvirou a torta e viu o belo resultado, decidiu servir imediatamente, mesmo o conteúdo ainda estando quente. E assim, pode-se dizer que nasceu um dos maiores clássicos da culinária francesa.Só mesmo na França é que uma sobremesa pode colocar uma cidade no mapa. Ao sul de Orléans, no Vale do Loire, fica Lamotte-Beuvron, cidade com menos de cinco mil habitantes, onde em 1889 foi criada acidentalmente a receita da mais clássica torta francesa: a tarte tatin.
De qualquer forma, esta receita foi levada à Paris pelo famoso restaurante Maxim’s, onde aparecia no cardápio como a torta das damas Tatin, dando continuidade e reputação à lenda das irmãs. A cidade de Lamotte-Beuvron leva tão a sério a torta que a fez famosa tonando-se sede de uma confraria que defende a tradição, divulgando a receita e promovendo o consumo entre os amantes da torta: a La Confrerie des Lichonneux de Tarte Tatin. 
O recheio desta torta leva somente três ingredientes: maçãs, manteiga e açúcar. 
A massa pode ser folhada ou podre. 
Mas, apesar de parecer simples, não é. Porém, são pequenos segredos que podem levar a tarte tatin de pesada e sem graça a sublime e tentadora.
A Tarte Tatin pode ser servida morna acompanhada de Chantilly ou sorvete de creme.




Comentários