Bolos - Grandes dicas



É unanimidade, entre as dúvidas e pedidos de meus alunos e dos visitantes do site... dúvidas, dicas e pedidos de receitas do que??? BOLOS é claro!!!!

Juntando farinha, ovos, açúcar e algum tipo de gordura, podendo ainda misturar frutas, suco ou leite, ou ainda ingredientes sólidos como nozes ou granulado, obtendo uma massa homogenia e levando ao forno e em pouco tempo lá estará ele pronto para saciar aquela vontade deliciosa de comer um doce ou ainda como é o caso de muitos de meus alunos ganhar um R$$!!!!

Falando desta forma, muitos pensa... parece fácil para ela!!! Mas pode ser fácil pra você também, só basta querer e entender um pouquinho sobre eles.

Uma boa receitinha sempre ajuda e as medidas corretas são essenciais, vamos lá???



  • 1º passo - Mis en place - separar todos os ingredientes e pesá-los ou medi-los. Essa é uma dica primordial, pois você tem à mão tudo o que precisa, facilitando sua visualização e organização.





  • 2º passo - Ingredientes -alguns segredinhos são realmente imprescindíveis para desvendarmos os mistérios dos bolos...brincadeirinha... mas falando sério é muito importante conhecermos suas características e suas funções:

Farinha - a grande sacada da farinha para bolos é utilizar uma marca de boa qualidade e que você se adapte a ela, outra coisa super importante e que traz um resultado ótimo é o ato simples de peneirar a farinha antes de utilizá-la, pois isso vai fazer sua massa ficar mais leve e aerada.
Ovos - particularmente adoro ovos grandes e o mais frescos possíveis, e um detalhe importantíssimo é estarem em temperatura ambiente, bem como todos os outros ingredientes que você utiliza-rá. Lembre-se também de quebrá-los um a um para não ter surpresas e acabar perdendo tudo.
Açúcar - se sua receita estiver em medidas caseiras (xícaras, colheres) gosto sempre de dizer: menos é mais, medidas caseiras podemos dizer que não tem uma precisão então não exagere, um dos defeitos mais comuns de um bolo pesado é o excesso de açúcar. Peneirá-lo é importantíssimo, pois deixa mais fino e facilita a mistura.
Leite, água, suco ou iogurte? você pode utilizar qual tiver, eu quase sempre quando tenho que escolher entre leite e água utilizo água, principalmente se o bolo for de chocolate, mas cada uma destas opções dará uma combinação final.
Fermento - um certo dia uma aluna me perguntou: - Professora dá pra fazer bolo com fermento de pão??? Não!!! O ideal é o fermento químico, aquele branquinho, bem semelhante ao bicarbonato de sódio. Ele deve ser adicionado somente no final da preparação e pode simmmmmmm ser batido na batedeira, desde que por pouco tempo.

  • 3º passo - Preparo: existem vários métodos de preparo, direto, indireto, intermediário.... enfim deixaremos isso para o curso de confeitaria...aqui o importante é terem a noção que, mudando a forma em que eu preparo meu bolo eu mudo sua textura final. Ou seja se tenho uma mesma receita e um dia preparo batendo as claras em neve, no outro batendo os ovos inteiros e no outro misturo tudo junto, terei três texturas diferentes de uma mesma receita. Posso misturar na mão (com fouet ou colher), na batedeira (geralmente quando leva margarina) e no liquidificador ( geralmente quando leva óleo).


4º passo - Untar: por favor, vocês vão me prometer que vão esquecer aquela velha história de untar e enfarinhar a assadeira. Para receitas doces sempre utilizo margarina e só margarina mais NADA. Porém já evoluímos bastante e podemos nos utilizar dos papéis manteiga ou toalha (é isso mesmo papel toalha) e o único segredo para utilizá-lo é desenformar o bolo ainda morno e ainda os sprays que são mega                                                             práticos ou ainda as belas formas de silicone que nem precisam untar.




  





    5º passo - Formas: cada receita pede um tamanho de forma e isso é importantíssimo para o resultado final, tanto uma receita x feita em forma pequena irá transbordar, como a mesma receita feita em uma forma muitooo grande irá ficar um bolinho bem baixinho. O ideal é que a massa preencha 3/4 da altura forma, porém isso também depende um pouquinho da quantidade de fermento que você usa, pois par massas que crescem bastante 2/3 da altura da forma já é o suficiente.

    • 6º passo - Forno:o grande vilão das receitas, porém que passa ser mocinho a partir do momento em que eu o conheço bem, sempre brinco que marido e forno cada um tem o seu e só você conhece seus segredos... Brincadeiras à parte é importante que ele esteja preaquecido, por cerca de 8 minutos e a temperatura que quase sempre será utlizada será a média-alta, porém isso para alguns cozinheiros de plantão é meio vago...então vamos lá, para uma receita básica de bolo, aquela que leva 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, no forno ela deve demorar em média 35 minutos para assar, se demorar mais do que isso é porque você está assando em temperatura errada. Para verificar se                                                 está pronto o bom e velho palito é sempre válido, se sair limpinho - ok,                                               se sair sujo - assar mais.



    Bem, por hoje fico por aqui, logo logo volto com mais dicas e receitinhas deliciosas!!!

    Dúvidas, sujestões e críticas você já sabe é só ir clicar aqui e escrever pra mim ou você também pode deixar seu comentário, que ficarei mega feliz!!! Bjos!

    Comentários