Vinho e Peixe


Você fica em dúvida na hora de escolher o vinho para servir com peixe... Vamos abaixo acabar com elas??? Então vamos lá!




Bacalhau

 O bacalhau apresenta-se em quatro qualidades: COD (o legítimo), LING, ZARBO e SAITHE. O bacalhau COD que, pode ser grande ou pequeno, apresenta como principal característica carne clara e macia com poucas espinhas. Este bacalhau é o preferido pelos consumidores mais exigentes devido a sua excelente qualidade. O bacalhau denominado de PORTO, nada mais é do que o legítimo COD em tamanho grande. Esse apelido deve-se ao fato de que este bacalhau é importado da Noruega pelos portugueses em maior qualidade, sendo conhecido como “O que vai para Portugal”, ou seja, “Bacalhau Porto”. O preparo do bacalhau começa pela maneira como ele é dessalgado e rehidratado. O bacalhau deve ser colocado de molho em um recipiente com água em abundância e embaixo de uma torneira com um fio d’água corrente durante 30 a 40 horas, de acordo com a espessura do filé, para que o sal seja totalmente eliminado. Este processo permite também que o bacalhau recupere seu tamanho natural. Após o molho, o bacalhau deve ser fervido durante 15 minutos para facilitar a retirada da pele e espinhas. A maneira mais adequada de escolher um bom bacalhau é escolhendo o melhor fornecedor. Para garantir a combinação perfeita com o bacalhau, é ideal utilizar um bom vinho branco seco e mais encorpado ou então optar pelo vinho tinto frutado seco que também combina perfeitamente com este tipo de peixe.



Peixes leves e delicados

 Peixes como o linguado têm sabor e textura delicados. Definitivamente, são peixes para vinhos brancos! O único vinho tinto que poderia acompanhar esses peixes é um Beaujolais leve. Os rosés costumam ser leves e podem combinar, especialmente com uma refeição de verão.


Salmão e outros peixes substanciais
 
O salmão e o atum têm qualidades semelhantes: ambos são robustos, oleosos e de corpo substancial. Esses peixes podem facilmente ofuscar muitos vinhos braços. Um Borgonha ou Chardonnay da Califórnia plenamente encorpados são as melhores combinações de vinhos brancos. Os peixes dessa categoria podem até ser enfrentar um Borgonha tinto ou vinhos semelhantes.

Lagosta, camarão e siri


Esses tenros frutos do mar merecem algo especial, geralmente um vinho branco. A suculenta e delicada refeição de lagosta pede um ótimo Borgonha branco ou Chardonnay da Califórnia. Um bom champanhe funciona bem também. Lagosta à Newburg combina com Chablis francês, um Borgonha branco, um vinho branco do Ródano ou um Chardonnay da Califórnia. Camarões graúdos caem bem com Chardonnays californianos os australianos ou com ótimos Borgonhas brancos, como Meursault. Camarões ao curry pedem um vinho condimentado, Gewürztraminer alsaciano. Siris da casca mole vão bem com um Bordeaux branco francês ou um Sauvignon Blanc da Califórnia. Para empadões de siris, experimente um Sauvignon Blanc da Califórnia, Chenin Blanc ou Pinot Grigio italiano. Para siris cozidos no vapor, experimente um Riesling Kabinett alemão do Mosela, um riesling branco seco de Washington ou um Vouvray francês. A rica e delicada carne do king crab do Alasca pede um vinho branco com considerável requinte, como Puligny-Montrachet de Borgonha ou um Chablis Premier Cru.

Mariscos, ostras e outros


Ostras e Chablis são uma combinação tradicional. O sabor pétreo e ácido de um Chablis jovem e simples contrabalança perfeitamente o gosto mineral salgado da ostra. O mesmo ocorre com um Muscadet leve e revigorante, particularmente um que seja sur lie. Por falar em delícias do mar, nada combina melhor com caviar do que champanhe. Se você optar pelo caviar legítimo (que inclui o beluga, o mais caro, ou sevruga ou osetra), beba um champanhe legítimo. A combinação perfeita para caviar é um champanhe francês revigorante e ultra-seco.


Vinho Tinto

Caso você sirva vinho tinto com peixe, escolha um que seja jovem e frutuoso. Escolha um vinho bem ácido, branco ou tinto. Evite vinhos brancos com características de carvalho e vinhos tintos tânicos. Pratos simples de peixe funcionam com vinhos brancos leves e tintos leves. Use apenas vinhos tintos muito leves com frutos do mar. Evite vinhos tintos com peixes oleosos. Anchova, cavala, sardinha e arenque – todos oleosos – combinam melhor com vinhos brancos ácidos, como um Muscadet ou Chablis francês.



Comentários